A Escola é uma organização, com múltiplos participantes, que exige um conjunto de directrizes capazes de compatibilizar a dinâmica dessa complexidade como referencial comum.

O presente Regulamento Interno define e articula toda a vida organizativa do Externato, regula a participação de todos os intervenientes no processo educativo da comunidade, destinando-se a alunos, docentes, pessoal não docente, pais e encarregados de educação, órgãos de administração e gestão, serviços de apoio educativo, bem como os deveres e direitos de todos os seus intervenientes.

Fundamentando-se na legislação em vigor, visa aplicar à realidade escolar os princípios, as normas, os valores presentes no legislado à Escola que somos e queremos de ser: uma Escola de harmonia, de possibilidade de crescimento e realização pessoal, de diálogo, de compromisso, respeito, empatia, entendimento, partilha, equidade e exactidão.

Este Regulamento encontra-se consolidado em valores que se atentam fundamentais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, valorizando a pessoa de cada interveniente, as suas dinâmicas e as suas possibilidades de futuro e felicidade.